Situado nos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã, no litoral norte do RJ, do lado da casa do tio Hugo, visitamos pela primeira vez um pedaço, na lagoa de Jurubatiba, enquanto o parque estava fechado devido ao Covid. Finalmente conseguimos retornar e conhecer o parque propriamente.
Obtivemos informações pelos sites: ICMBio, EntreParques e WikiParques, mas foi difícil resolver quais lagoas íamos visitar em apenas uma tarde disponível, pois o parque possui diversos acessos pelas comunidades de Lagomar em Macaé, que já havíamos visitado, pela praia de Carapebus e pelas comunidades de João Francisco e Visgueiro em Quissamã. De acordo com o EntreParques, as lagoas do norte, no município de Quissamã são mais rasas e ideais para observação de aves e as do sul melhores para banho. O site do ICMBio listava as atrações disponíveis, priorizamos então a lagoa central de Carapebus, com tentativa de acessar as lagoas Encantadas e Paulista, que não sabíamos quão difícil seria o areal a ser enfrentado, queríamos também tentamos o SUP em uma das lagoas e explorar o canal Campos-Macaé de barco.
Ao fim, visitamos as lagoas Encantada e Paulista, apesar do dia lindo e céu azul, ventava bastante, as lagoas chegavam até ater um pouco de onda, mas aproveitamos com a primaiada. E depois um deleite do por do sol na lagoa de Carapebus.
Mais informação sobre atrativos na região de Macaé neste post.
Comments