top of page

Petrô-Terê, a minha primeira travessia de montanha

Chegou o dia da nossa tão planejada e esperada travessia Petrópolis - Teresópolis e o nosso pin em um dos #PARNA top deste Brasil o PARNASO, ou Parque Nacional da Serra dos Órgãos, espetáculo de montanhas incríveis e que eu fiz com a minha família, desta vez sem a Betina, e com os nossos super amigos gêmeos de borracha Enzo e Luca.


Fizemos o percurso padrão de três dias com camping, pois os abrigos ainda não estavam liberados, no Castelo de Açu e Pedra do sino. Aproveitamos o feriado com ponte de 09/07 em SP, chegamos em Petrópolis no sábado e partimos domingo. Para se organizar para a travessia:

  1. Reservar pelo site do PARNASO, é super concorrido. Nós descobrimos quando iam liberar as reservas e as fizemos logo em seguida.

  2. Vários blogs e vídeos que dão dicas de como se organizar: https://www.youtube.com/watch?v=PO7QZ0J00NI

  3. No wikiloc também tem as trilhas que são bem demarcadas e nos trechos de pedra com bastante seta e tótens. Fomos sem guia e foi super tranquilo. O Leão da Montanha e a familia dos gêmeos de borracha já conheciam a travessia, apesar de que pouco lembravam do caminho. Enfim, tranquilo, se você tem as manhas. Os trechos chave são todos no segundo dia, uma após a outra:

    1. Elevador: Escada ferrata tranquila, cansa pela sobrecarga mas vai,

    2. Mergulho: uma decidinha mais complexa pelas pedras que uma corda pode ajudar mas dá pra fazer sem corda,

    3. Cavalinho: uma subida com uma transposição que se monta uma pedra maior, fica mais dificil se fazer com muita sobracarga, ai é preferivel passar e depois puxar a mochila. Estando leve vai fácil.

  4. Há bastante ponto de água ao longo do percursso, dava para ter subido mais leve

  5. A primeira noite o camping é um visual, mas venta bastante e faz frio, bom levar reforço de roupa


Outros links interessaantes:


Chegando a Petrópolis pernoitamos já no pé do parque, a poucos 100m do início de toda travessia. Ficamos na pousada Jacu-Açu. O primeiro dia é aquela subidona pesada e cansativa tem uma parada para água antes da isabeloca e quando chegamos na lá as nuvens cobriram o visual e deu uma esfriada, mais um pouquinho de subida chegamos ao fim do nosso primeiro dia. Foram pouco mais de 5h de caminhada, saímos as 7:30 e chegamos 12:30, já um tanto famintos.




O restante do primeiro dia foi para explorar o visual que ficou incrível pois as nuvens se dissiparam e montar a barraca atrás dos castelos e com vista garantida para o nascer do sol no dia seguinte.



O por do sol foi espetacular e o jantar um pouco incomodo por conta do frio e vento e o cansaço, fomos dormir bem cedo.



A primeira noite de camping foi puxada, ai você acha que não vai aguentar, mas você acorda com energias renovadas e no dia seguinte é recompensado com um lindo nascer do sol e mais visual no caminho.




2o dia

Retomando a caminhada, era um visual incrível, mas subidas e descidas puxadas. A mamãe e o tio Nando ainda desviaram para checar os Portais de Hércules, o desvio adiciona mais 1h no percurso e depois mais descidas e subidas chegando ao elevador, depois o merguho, o cavalinho e logo mais já chegamos a pedra do Sino.



Hoje saimos mais tarde, umas 9h e chegamos por volta das 15h, almoçamos e fomos subir a pedra do sino para o por do sol. A noite foi mais tranquila, sem vento mas também sem visual.



Terceiro dia até acordamos cedinho para ver o nascer do sol da pedra da baleia, mas estava tudo fechado não se viu nada. O terceiro dia é bem tranquilo de descida pouco ingeme e umas 11h já haviamos chegado à barragem.




Comments


bottom of page